Também atende on line - whatsapp: 11 99825 2219
PSICOTERAPIA: TERAPIA SEXUAL, PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO, TRANSTORNOS DE ANSIEDADE





DEPRESSÃO


Precisamos ter em mente que depressão é uma DOENÇA, sim, é uma doença química e portanto não se resolve com força de vontade, com "querer de verdade", etc, se trata de uma deficiência de serotonina e dopamina no cérebro, dai muitas vezes o tratamento depende também, além da psicoterapia, do uso de medicamentos receitados por um psiquiatra ou neurologista.

Há vários fatores que podem provocar a depressão e eles é que vão determinar qual é o tipo, a saber:

Depressão Reativa: Provocada pela perda de um ente querido (luto) ou algum evento social negativo, como perda de emprego, fim de relacionamento, perda de dinheiro, golpe, briga, etc

Depressão Endógena: É familiar, ou seja, está no gen da família, é genética e mto difícil evitar. Nesse tipo de depressão, a pessoa apresenta mais apatia, desinteresse, falta de motivação do que tristeza em si, lembrando sempre que tristeza é sempre referente a algo que ocorreu, portanto é reativa, em outras palavras, é em reação a algo que ocorreu. Geralmente, esse tipo reincide.

Depressão Exógena: Provocada pelo uso de alguma substância, por exemplo, cocaína e crack. Dura algumas horas e é muito perigosa, pois pode levar com mais frequência a tentativas de suicídio.

A depressão está sempre de mãos dadas com a auto imagem, não há uma pessoa no mundo com auto estima elevada e depressão ao mesmo tempo, e vice versa, e essa doença muitas vezes ocorre também por falta de perspectiva, é aquele caso onde a pessoa, já com uma certa idade, que vê os filhos crescendo, os amigos morrendo, vai se sentindo sozinha, ficando abandonada e aos poucos vai se isolando do mundo, perdendo contato com o mundo exterior. Aliás, esse é um sintoma muito presente na depressão, a pessoa vai se enclausurando, se isolando por que não quer ver os amigos, fica com receio de ir as festas, reuniões, encontros sociais, por estar com a auto estima baixa, tem medo de passar vergonha ou algum constrangimento, e se isolam cada vez mais.

Outro combustível que alimenta a depressão é o pensamento negativo, pois como a pessoa vai ficando cada vez mais isolada, geralmente para de estudar e de trabalhar, perde o emprego por faltas e consequentemente vai ficando cada vez mais sem atividade, com a cabeça vazia e tempo sobrando, o que é uma"bomba" para o deprimido, pois quanto mais a gente pensa, mais temos pensamentos ruins e catastróficos, mais a auto estima se afunda e mais a pessoa se isola e fica desmotivada, sem vontade de reagir, totalmente desencorajada e isso acontece com todo mundo que se isola do convívio social.

O passo mais difícil para o deprimido é o primeiro, é começar uma reação, pois falta coragem, falta determinação e isso a psicoterapia pode auxiliar, destruindo as crenças disfuncionais e direcionando o deprimido para que possa voltar as suas atividades normais.

Tratamento indicado: Terapia Cognitiva
Para outras informações ligue: (11) 9 9825-2219 ou mande e-mail: psicologofiuza@gmail.com

Invista em você! Comece hoje mesmo a sua terapia. Ligue para os telefones acima e marque sua 1° consulta.

Busque o conhecimento, crie interesse e curiosidade natural pelas coisas, pessoas e situações.

O filme Geração Prozac, aborda esse tema, vale a pena assistir.

Abaixo, excelente matéria sobre depressão:










São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Site Bloqueado
Este site está em construção. Toda e qualquer informação contida neste site é meramente ilustrativa, pois o proprietário ainda não liberou este site para ser indexado no Google ou na Web.


Gostou?
Mostre no Social